quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Garoto e o Poste





Essa é uma história que ouvi uma vez e estou repassando a mensagem...
Em certo lugar, em certo dia, havia um menino, este menino era muito violento, se irritava facilmente, e sempre que isto acontecia ele batia nas outras crianças, certa vez seu pai foi chamado na escola por causa do comporta mento do filho, e ao chega em casa pegou um pacote de pregos e um martelo, segurou a mão do filho e o levou até o jardim, mais especificamente em frente do poste da cerca e olhou para o filho e disse ‘filho, sempre que você sentir raiva, pegue um prego e martele neste poste’ , 


Os dias passaram, e todos os dias o menino pregava um prego lá, com o passar do tempo o número de pregos foi diminuindo , pois agora o menino já não tinha tanta raiva, então chegou um dia em que o menino olhou para seu pai e disse sorrindo ‘ Pai, hoje eu não tive raiva, e ontem também não’ o pai que estava feliz com o que havia ouvido chamou o filho e foram os dois até o poste e então ele falou ‘ Filho, sempre que você passar o dia sem ter raiva, venha aqui e retire um prego’, e assim se sucedeu, praticamente todos os dias o menino ia e retirava um prego, quando já não haviam pregos ele voltou e falou para o pai e juntos mais uma vez ele foram até o pequeno poste o pai olhou satisfeito o avanço de seu filho, acenou positivamente a cabeça para o filho e perguntou ‘ Filho, o que você vê neste poste?’ 


E garoto olhou e prontamente respondeu também satisfeito ‘ Não tem mais pregos’ e o pai lhe falou assim’ Filho, ele não tem mais pregos, mas ele ainda tem marcas, você vê?’ O menino olhou atentamente para o poste e com um pouco de tristeza concordou com o pai ‘ é verdade, os pregos deixaram marcas bem profundas... ’ O pai continuou vendo que o filho havia compreendido ‘ Filho, essas marcas nunca vão sair, encare este poste como o seu coração, e saberá que cada vez que ficou com raiva esta mesma raiva deixou em você uma marca e seu coração ficou como este poste, todo cheio de marcas, ou você também pode ver este poste como o coração das pessoas que machucou você deixou marcas nos corações delas que também nunca vão ir embora, mas você já não tem mais os pregos e os buracos do seu coração vão cicatrizar, mas as outras pessoas que você machucou ainda estão com os pregos em seus corações e sua tarefa a partir de agora é consertar isso.


’ O menino compreendeu o que seu pai havia dito, mas não sabia o que fazer, o pai vendo a confusão em seu rosto continuou ‘ peça perdão a todos eles e assim retire o prego de seus corações’, e assim o menino fez, e no final ele se sentia tão leve e tão satisfeito com sigo mesmo que plantou uma árvore, o pai perguntou para ele o por que e ele disse


 ‘ Eu estou plantando esta árvore pois agora eu sinto meu coração mais forte e bem maior e quero que essa árvore represente isto, e que sempre que eu olhar para ela eu me lembre do que aconteceu, quero que como essa árvore que vai crescer e ficar forte e pouco á pouco, meu coração faça o mesmo’ neste momento o pai percebeu que seu filho havia ficado muito mais calmo, feliz e forte, e sentiu muito orgulho do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário